segunda-feira, 6 de setembro de 2010

PROJETO TIC

PROJETO PEDAGÓGICO PARA O USO DAS TICS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA E ESPANHOLA.

O projeto foi elaborado pelas professoras Sonia e Djenane a fim de explorar a tecnologia a favor do aprendizado das línguas espanhola e inglesa, veja o projeto:
Gostaríamos de saber sua opinião, por favor escreva seu comentário.
TIC

PROJETO: LEITURA SIGNIFICATIVA COM HUMOR NAS LÍNGUAS ESPANHOLA E INGLESA.


1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola: E. E. Profª Alice Fontes Pinheiro.
Turma: Ensino fundamental e Médio.
Língua Inglesa e Espanhola
Cursista: Sonia do Prado Sousa.
Djenane

PALAVRAS-CHAVES: tecnologia, aprendizado, Línguas estrangeiras.

2. JUSTIFICATIVA

O projeto Leitura significativa com humor, elaborado para o ensino fundamental e médio, tem por objetivo atrair a atenção dos alunos para o aprendizado das línguas inglesa e espanhola.
A escolha é uma primeira tentativa de aproximá-los da Língua Estrangeira é fazer com que se conscientizem da grande quantidade de línguas que os rodeia, em forma de publicações comerciais, de pôsteres, nas vitrinas das lojas, em canções, no cinema, em todo lugar.

3.OBJETIVOS GERAIS

Os objetivos são orientados para a sensibilização do aluno em relação à Língua
Estrangeira pelos seguintes focos:
. O mundo multilíngüe e multicultural em que vive;
. A compreensão global (escrita e oral);
. O empenho na negociação do significado e não na correção.
. Identificar no universo que o cerca as línguas estrangeiras que cooperam nos sistema de comunicação, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilíngüe e compreendendo o papel hegemônico que algumas línguas desempenham em determinado momento histórico;
. Vivenciar uma experiência de comunicação humana, pelo uso de uma língua estrangeira, no que se refere a novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes ou maneiras de agir e interagir e as visões de seu próprio mundo, possibilitando maior entendimento de um mundo plural e de seu próprio papel como cidadão de seu país e do mundo;
. Reconhecer que o aprendizado de uma ou mais línguas lhe possibilita o acesso a bens culturais da humanidade construídos em outras partes do mundo;
. Construir conhecimento sistêmico, sobre a organização textual e sobre como e quando utilizar a linguagem nas situações de comunicação, tendo como base os conhecimentos da língua materna;
. Construir consciência lingüística e consciência crítica dos usos que se fazem da língua estrangeira que está aprendendo;
. Ler e valorizar a leitura como fonte de informação e prazer, utilizando-a como meio de acesso ao mundo do trabalho e dos estudos avançados;
. Utilizar outras habilidades comunicativas de modo a poder atuar em situações diversas.

4.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver estratégias de leitura, índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relação de causa e conseqüência, de temporalidade e especialidade, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo.
• Utilizar a internet com os sites previamente estabelecidos como fonte de pesquisa e aprendizado no dia-a-dia dos educandos.


5.METODOLOGIA

• Aula preparada em página da internet, blog, MSN e outros;
• Leitura e discussão de textos verbais e não verbais;
• Atividades em grupos.
• Acesso do aluno ao blog do professor para realizar as atividades e postar comentários.



6.RECURSOS MATERIAIS

Páginas da internet, hipertextos, publicações de sites selecionados.

7.AVALIAÇÃO

Adotamos o ponto de vista de avaliação da concepção construtivista, a qual a interpreta com um meio de possibilitar o alcance dos objetivos estabelecidos no processo ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva o processo apontará, em seu percurso, os elementos necessários para a reflexão da prática de leitura e produção de textos coerentes e significativos. Levando em consideração os comentários postados e a coerência entre os conteúdos e os comentários dos alunos.


8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Inglesa e Espanhola: MEC, Brasília, 1998.
http://www.mec.gov.br/sef/estrut2/pcn/pcn5a8.asp acesso em 06/07/2010.
HTTP://www.usingenglish.com acesso em 06/09/2010
HTTP://www.comic.com acesso em 06/09/2010.
http://www.espanholgratis.net acesso em 06/09/2010
HTTP://www.espnholpod.com.br acesso em 06/09/2010.
HTTP://www.garfield-es.com acesso em06/09/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário