quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A PRESENÇA DA LÍNGUA INGLESA NO COTIDIANO BRASILEIRO.

PROJETO: A PRESENÇA DA LÍNGUA INGLESA NO COTIDIANO BRASILEIRO.



DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola: Escola Estadual Profª. Alice Fontes Pinheiro.
Série: 6º ano do Ensino Fundamental.
Disciplina: Língua Estrangeira – Inglês.
Professora responsável: Sonia do Prado Sousa.

1. JUSTIFICATIVA
O projeto ‘A presença da língua inglesa no cotidiano brasileiro’, é parte integrante de um projeto mais amplo desta Instituição, com o principal propósito de incentivar a leitura e a produção de texto na escola de forma lúdica e prazerosa.
Para esse propósito procuramos trabalhar com propagandas, livros de cosméticos e revistas que circulam em todos os lares brasileiros e que contém palavras e expressões em língua inglesa.
A escolha dos gêneros publicidade e propaganda como prática de leitura em sala de aula vêm de encontro à preferência do público leitor do 8º ano do Ensino Fundamental, alvos do presente projeto.
A o privilegiar o gêneros publicidade e propaganda como forma de incentivo à leitura em sala de aula o presente projeto faz ecoar alguns apontamentos do Parâmetro Curricular Nacional de Língua Estrangeira, pois resgata com a prática da leitura o fato da mesma ser condição básica de inclusão social e de construção da cidadania em sociedades letradas. Além de promover o ensino e a aprendizagem da língua inglesa de forma contextualizada e significativa.

2. OBJETIVOS GERAIS

- Oportunizar a leitura por prazer em sala de aula.
- Valorizar os conhecimentos prévios do aluno.
- Proporcionar vivências de leitura e escrita que contribuam para o acesso e exercício dos saberes lingüísticos adequados ao período escolar e faixa etária a que se destina.
- Desenvolver habilidades de leitura de textos verbais e não verbais.
- Utilizar textos que privilegiem os gêneros publicidade e propaganda como forma favorável ao desenvolvimento do letramento à preensão de conhecimentos em língua inglesa.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver estratégias de leitura, índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e conseqüência, de temporalidade, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo.
- Conhecer, observar, produzir e recriar propagandas com as características do gênero e as condições da situação de produção.
- Levar os alunos a participar da mostra dos trabalhos, com a produção de cartazes como resultados do processo de trabalho desenvolvido em sala orientado pela professora.


4. METODOLOGIA

- Aula expositiva;
- Leitura e discussão de textos verbais e não verbais;
- Atividade em grupo;
- Prática de tradução de texto;
- Produção escrita de texto;
- Mostra de trabalhos.

5. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES


Regência Data Atividade
1ª Aula Entre 08/11 e 12/11 Dinâmica de interação.
Apresentação do projeto.
2ª Aula Entre 16/11 e 19/11 Observação das características do gênero publicidade e propaganda.
3ª Aula Entre 22/11 e 26/11 Divisão dos Grupos.
Inicio dos trabalhos de tradução.
4ª Aula Entre 29/11 e 03/12 Conclusão da etapa de tradução.
Sistematização dos resultados feita por todos os grupos.
5ª Aula Entre 06/12 e 10/12 Inicio da produção de textos de propaganda.
Escolha dos temas pelos grupos.
6ª Aula Entre 13/12 e 15/12 Conclusão da etapa de produção dos cartazes.
7ª Aula Acabamento cuidadoso dos trabalhos, com ilustração e identificação, aprimoramento do vocabulário e outros detalhes.
8ª Aula Entre 17/12 e 20/12 Mostra de trabalhos em sala (para a própria turma): apresentação de cada grupo.
Mostra de trabalhos para a comunidade escolar.
10ª Aula Entre 20/12 e 23/12 Conclusão dos trabalhos e atribuição de conceito (ou nota) referente aos resultados obtidos durante o desenvolvimento dos trabalhos.


6. RECURSOS MATERIAIS

Dicionário, giz, cartolina, revistas, jornais, material xerocopiado, papel A4, caneta, pincel atômico, lápis de cor.

7. AVALIAÇÃO

Adotamos o ponto de vista de avaliação da concepção construtivista, a qual interpreta-a como um meio de possibilitar o alcance dos objetivos estabelecidos no processo ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva o processo de ensino-aprendizagem apontará em seu percurso, os elementos necessários para a reflexão da prática pedagógica visando os objetivos estabelecidos.
A produção escrita de textos, concretizada na elaboração de cartazes, pelos grupos definidos nas turmas será uma das principais manifestações concretas do resultado do trabalho desenvolvido nas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental.

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

1. DIONÍSIO, A. P., MACHADO, A. R., BEZERRA, M. A. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2002.
2. ROJO, R. (org.) A prática da linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000.
3. PCNs de Língua Estrangeira. Disponível em: www.pcns.com.br. Acesso em 25/03/2009.

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